A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado fortemente no combate e prevenção do coronavírus, desde março/2020 – período que iniciou a pandemia. Logo nos primeiros momentos, um Gabinete de Situação foi montado para o enfrentamento da doença.
Para atuarem na linha de frente, todos servidores da rede (médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, zeladores e administrativos) passaram por capacitações de preparo para o enfrentamento do novo vírus. Como também, receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Inicialmente, sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram destinadas ao atendimento específico de pessoas com sintomas gripais e suspeitas de Covid-19. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ampliou salas com leitos e estruturou uma tenda em frente ao prédio para separar os pacientes supostamente infectados dos demais.
Atualmente, Sinop conta com cinco UBS’s para o atendimento de síndromes gripais e a UPA não atende mais os casos de coronavírus, porque a Prefeitura de Sinop preparou dois novos ambientes exclusivos. Sendo eles, a Unidade de Atendimento Covid-19 Primaveras e Hospital da Visão – que recebe casos moderados e graves – inclusive está apto a realizar internações de pacientes que necessitem de terapia semi-intensiva.
Em torno de 48 mil testes rápidos já foram comprados e a Unidade de Coleta Covid-19 foi criada durante a pandemia para testagem. O município deu suporte, ainda, na estruturação de uma ala de tratamento a pacientes de Covid-19 do Hospital Regional de Sinop, com o repasse de cilindros de oxigênio e combustível gerador.
Kits Covid-19 (medicamentos) foram adquiridos e uma unidade foi destinada exclusivamente para a entrega do mesmo. Camas, colchões, entre outros equipamentos hospitalares foram comprados para dar mais conforto e todo suporte necessário a população doente.
Diversas medidas de higienização foram tomadas, como a distribuição de álcool para limpeza dos ambientes e mãos, desinfecção das unidades de saúde e espaços públicos. Houve também um cuidado especial para com as pessoas debilitadas, que necessitam de medicamentos de alto custo. Estes passaram a receber o remédio em casa.
Durante a campanha de vacinação contra a gripe, profissionais da saúde se deslocaram até os postos de combustíveis para vacinar os caminhoneiros que não conseguiam tempo para buscar a imunização. Moradores de rua também foram vacinados em locais a parte.
A Secretaria Municipal de Saúde se uniu com a Universidade Federal de Mato Grosso para realizar o monitoramento, via telefone, de pessoas isoladas em domicilio por conta do Covid-19. Contatos foram disponibilizados para a população tirar dúvidas e buscar orientação.
Ações publicitárias foram elaboradas. Cidadãos sinopenses são informados diariamente sobre os casos de coronavírus do município, por meio do site e das redes sociais da Prefeitura de Sinop.
E, para reforçar o número de servidores, a pasta recentemente abriu um processo seletivo, onde será realizada a contratação temporária de 89 profissionais.