A Prefeitura de Sinop com o apoio da União das Entidades de Sinop (Unesin) e da Câmara Municipal de Vereadores prepara uma grande mobilização em prol da construção da ferrovia Ferrogrão. O evento terá a presença, já confirmada, do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e, será sediado no Centro de Eventos Dante de Oliveira no dia 21 de agosto (sábado).
Governador Mauro Mendes, deputados federais e estaduais de Mato Grosso, senadores e cerca de 50 prefeitos da região norte do estado e sul do Pará (locais por onde o trilho deverá passar), serão mobilizados pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos) para estarem no encontro.
“Quero convocar aqui os prefeitos de toda nossa região, os presidentes de sindicatos rurais e todas as lideranças do agronegócio para que possamos mostrar a força da nossa região em prol da construção da ferrogrão”, disse.
No evento, além de mostrar a força do setor na cidade e região, e, destacar a importância do transporte ferroviário para o setor produtivo, autoridades políticas apresentarão um projeto de porto seco em Sinop. “Tenho certeza que esse evento será um marco para desenvolvimento da nossa região”, completou Dorner.
A ferrogrão é um projeto discutido há pouco mais de quatro anos e avança para o início das obras. Projeto, extremamente aguardado pelo setor do agronegócio, é financiado pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) e tem orçamento de R$ 12 bilhões.
Serão cerca de 1.142 quilômetros de extensão para escoar a produção de grãos pela região norte. A linha interligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), margeando a rodovia federal BR-163.