O Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ambos integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Organização Multifuncional de Desenvolvimento e Auxílio Social (Omdas) promovem curso de qualificação profissional em corte e costura, para 90 mulheres de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
A seleção das participantes foi feita pela unidades dos Cras e pelo Sine. O curso iniciou esta semana, tem duração de quatro meses e deve encerrar com a formação das alunas no mês de novembro. As aulas são ministradas uma vez por semana para cada grupo, sendo que no Cras Boa Esperança são todas as segundas-feiras; no Cras Paulista às terças-feiras; Cras Palmeiras às quartas-feiras; Cras Menino Jesus às sextas-feiras e no Sine todas as quinta-feiras.
São duas turmas por dia, sendo uma com aulas no período matutino das 7h30 às 10h30 e outra no vespertino as 13h30 às 16h30. A servidora de carreira, lotado no Cras Palmeiras, também oficineira e costureira, Alba Adriana Costa, é a ministrante do curso.
A qualificação profissional, principalmente de mulheres atendidas pela assistência social, é um dos trabalhados desenvolvido pela pasta desde o início do ano em parceria com entidades sem fins lucrativos, como neste caso, realizado em conjunto com a Omdas.
“O principal desse trabalho, além de promover uma capacitação e abrir leques de oportunidades para inserção no mercado de trabalho, é dar opção a essas famílias de poderem sair da vulnerabilidade e alcançar uma autonomia e independência financeira”, complementou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.