A participação da secretaria de Assistência Social de Sinop durante a 8ª Expedição MT Por Elas, em Sorriso, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), garantiu a assinatura do termo de adesão ao Programa Ser Família Mulher, uma iniciativa do Governo do Estado que fortalece as políticas públicas de combate à violência contra à mulher e ainda garante àquelas que vivem em situação de vulnerabilidade o acesso ao auxílio-moradia, no valor de R$ 600.
O evento reuniu diversos servidores das secretarias de Assistência Social, do Poder Judiciário e das Forças de Segurança da região norte. Entre as participantes de Sinop, estiveram presentes, a secretária de pasta, Scheila Pedroso, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas Públicas para Mulheres, Vera Lúcia Amaral, bem como as coordenadoras da Proteção Social Básica (PSB), Maria Emília de Deus, e da Proteção Social Especial (PSE), Marilene Pereira.
Sinop é um dos seis municípios do estado que já aderiram e implantaram o Organismo de Políticas para Mulheres – OPM, um dos critérios para participar do Ser Família Mulher. No município existe a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, departamento que começou seus trabalhos em 2022, atualmente está vinculado à secretaria de Assistência Social. “Para nós é uma alegria imensa saber que nosso município trabalha pelas mulheres, para defender seus direitos e garantir que elas tenham apoio e acompanhamento necessário para sair de qualquer tipo de situação de violência e vulnerabilidade. Todas as mulheres merecem viver com dignidade e qualidade de vida”, destacou a secretária, Scheila Pedroso.
Ao longo dos dois dias foram abordados assuntos sobre violência de gênero e atendimento às vítimas em vulnerabilidade; a importância do Boletim de Ocorrência; atuação da Patrulha Maria da Penha; capacitação do controle social e outros temas. “Essa experiência está sendo fantástica em termos de conhecimento, de trocas de informações, a Expedição já era uma coisa esperada pelo nosso município, para a adesão desse serviço. Com certeza é de grande valia estarmos aqui participando. Hoje estou ainda mais feliz porque Sinop está entre os seis, dos 142 municípios do estado, que têm OPM”, ressaltou a coordenadora, Vera Lúcia Amaral.
O Ser Família Mulher, idealizado pela primeira-dama do estado Virgínia Mendes, foi criado para atender às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social.