Após paralisar as atividades devido às medidas impostas para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), o Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), retornou o seu funcionamento nesta quarta-feira (22). Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers, será o primeiro do país a reabrir. Até o último balanço oficial, o município do interior era o segundo com mais casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, com 24.
Segundo divulgado pela administração do empreendimento, adequações foram apresentadas pela administração do Shopping e aprovadas pelo Comitê Gestor de Crise, Secretaria Municipal de Saúde e órgãos reguladores.
Dentre as 10 adequações aprovadas no plano emergencial de contingenciamento, a principal alteração se refere ao horário de funcionamento, estabelecido das 14h às 20h, inclusive aos domingos e feriados.
Outra importante mudança na rotina do Shopping, ocorrerá na Praça de Alimentação, que funcionará normalmente com o atendimento no balcão e consumo no recinto, com a ressalva de limitação da ocupação das mesas e cadeiras em 50%.
Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou, até a tarde de terça-feira (21). 181 confirmações do novo coronavírus, com seis mortes. Os casos confirmados estão em Cuiabá (96), Rondonópolis (24), Sinop (13), Várzea Grande (9), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (4), Barra do Garças (3), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).
Abaixo todas as medidas do plano emergencial de contingenciamento aprovadas pelo Comitê Gestor de Crise para autorizar a abertura do shopping:
•Horário de funcionamento compreendido das 14h às 20h. (Inclusive aos domingos e feriados);
•Lojistas e colaboradores (todos) deverão utilizar EPI, máscaras (podendo ser artesanais) e realizar periodicamente a higienização das mãos;
•Será exigido e orientado o distanciamento e contato social dos clientes, lojistas e colaboradores. Os lojistas deverão fazer a gestão desse fluxo interno;
•Disponibilizar álcool em gel 70% para os colaboradores e clientes;
•Adoção de medidas de segurança sanitárias, desinfecção e limpeza diárias de todos os ambientes internos da loja;
•Informações visíveis das medidas de segurança preventivas da loja;
•Portas de acessos das lojas permanecerão abertas durante todo o funcionamento, mantendo o ambiente sempre arejado;
•Os lojistas deverão realizar o controle da quantidade de pessoas no intuito de evitar aglomerações;
•A Praça de Alimentação funcionará normalmente podendo ter atendimento no balcão e consumo na praça, contudo limitado a ocupação das mesas e cadeiras em 50%;
•As lojas e quiosques que possuem mesas e cadeiras, obedecerão às regras do distanciamento social.