A Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável (Asmats) começaram nesta semana uma parceria. Enquanto a pasta será responsável pela coleta seletiva, caberá à associação o processo de reciclagem para reutilização.
“Essa parceria visa proporcionar uma melhoria financeira para as famílias, já que a iniciativa gerará recursos para a associação. Além da coleta, a secretaria ficará responsável pelo acompanhamento dos resultados. Já a Asmats, fará o manuseio correto e também a venda dos materiais”, explica Aparecido Cavalcante, assistente social lotado na Setasc e responsável pelo acompanhamento desta parceria.
A secretaria ainda espera, com a doação dos materiais, mostrar a importância da reciclagem, que reflete na diminuição do lixo e mostra a reutilização do mesmo em múltiplas funcionalidades, gerando inclusão social e econômica para as mais de 46 famílias afiliadas da associação.
Concorrência pública
A Setasc, em acordo com a lei nº 12305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em breve fará concorrência pública para atender todas as associações em forma de rodízio para que ninguém fique de fora.
Projeto
Em 2018, a Setasc desenvolveu um projeto piloto com a Asmats. À época, foram entregues mais de 600 quilos de materiais recicláveis, em um prazo de 120 dias, consolidando o compromisso com a inclusão sócioprodutiva. Este projeto permite a sensibilização interna de servidores, motivando a redução do desperdício de papel e beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente da renda da coleta do material reciclável.
Funcionamento
Cada setor da secretaria já foi sensibilizado por meio de palestras da Asmats e terá disponível em suas salas uma caixa coletora de papel. Os catadores da associação farão o recolhimento de todo material reciclável semanalmente, às quartas e sextas-feiras.
Papéis
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável informa que são consideráveis papéis recicláveis os seguintes materiais: papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel cartão, envelopes, fotocópias e impressões em geral. Por outro lado, não são considerados recicláveis papel higiênico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.
Interessados
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) fará gestão juntamente com outras pastas para ampliar esse atendimento em prol das famílias em vulnerabilidade social. Para mais informações, entre em contato com a Setasc no telefone: (65) 3613-5700.