A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) começaram, neste mês de fevereiro, uma parceria inédita. O objetivo é que o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e subordinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), doe os materiais que são recolhidos nos estabelecimentos e pontos de venda após ensaios quantitativos.
Esses ensaios são realizados de duas maneiras. A primeira é um pré-exame, ainda no mercado, pesando produtos e verificando se as indicações descritas nas embalagens estão corretas no quesito peso líquido. Caso haja indícios de possíveis erros, os materiais são encaminhados para os “laboratórios de massa”, onde técnicos do Ipem fazem uma análise com mais profundidade. Exatamente por terem as embalagens abertas para esses ensaios, essas amostragens de produtos não podem ser comercializadas nas gôndolas e, portanto, são armazenadas no Ipem, aguardando para serem doadas.
“Nós fazemos nosso trabalho de forma rotineira, sempre com foco na defesa consumidor. Antes Nosso objetivo é que ele não leve para casa uma quantidade menor do que a indicada na embalagem, ou seja, que ele não seja lesado. Por outro lado, acabamos armazenando os produtos que estão em perfeito estado e que não teriam possibilidade de serem comercializados. Por isso, vimos na Setasc uma parceira fundamental”, afirmou o presidente do Ipem em Mato Grosso, Bento Francisco Gomes Bezerra.
Para a secretária Rosamaria Carvalho, a união com o instituto refletirá em um benefício direto para uma parcela da população em maior vulnerabilidade social. “Nós conhecemos esses focos de vulnerabilidade e sabemos, também, como podemos e como precisamos atuar. Sem dúvida alguma, a parceria com o Ipem virá somar muito, não apenas para secretaria, mas para todos os cidadãos de Mato Grosso. Parcerias como essa contribuem para melhoria de vida de todos”, pontuou.