Setasc alerta para fraude com pedidos de documentos em nome do SER Família. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) emitiu alerta público após identificar tentativas de golpe que utilizam indevidamente o nome do programa SER Família para enganar cidadãos em Mato Grosso. Conforme divulgado oficialmente pela Setasc, criminosos têm prometido cestas natalinas e cartões de benefício como forma de induzir o envio de documentos pessoais.
Conforme apurado pela reportagem a partir de nota oficial da Secretaria, os contatos são feitos principalmente por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Os golpistas solicitam fotos, documentos como RG e CPF e, em alguns casos, alegam necessidade de “reconhecimento facial” para suposta liberação de benefícios sociais.
A Setasc reforça que a prática é fraudulenta. Nenhum programa de assistência social do Estado solicita documentos pessoais, imagens, dados bancários ou qualquer tipo de confirmação por aplicativos de mensagens. Todo o fluxo de concessão de benefícios ocorre por canais institucionais e com critérios previamente divulgados.
Canais oficiais e segurança da informação
Segundo a Secretaria, informações sobre programas sociais, critérios de acesso e cronogramas de entrega são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do Governo do Estado e pelas secretarias municipais de Assistência Social. Documentos oficiais e comunicados públicos ficam disponíveis nos portais institucionais do Executivo estadual.
O alerta sobre a fraude com pedidos de documentos em nome do SER Família ocorre em um período sensível, quando famílias em situação de vulnerabilidade aguardam ações sazonais de apoio social, o que aumenta o risco de exploração da boa-fé da população.
Orientações à população em caso de abordagem suspeita
- Não envie fotos, documentos pessoais ou dados bancários por WhatsApp ou outros aplicativos;
- Desconfie de promessas de benefícios condicionadas ao fornecimento de informações pessoais;
- Confirme sempre as informações nos canais oficiais do Governo do Estado ou na Secretaria Municipal de Assistência Social;
- Não responda às mensagens suspeitas e registre denúncia junto às autoridades competentes.
A Setasc destaca que a atenção da população é fundamental para impedir que golpes relacionados à fraude com pedidos de documentos em nome do SER Família avancem. O Governo do Estado reafirma que o programa SER Família atua com critérios técnicos, transparência e proteção dos dados dos cidadãos.





















