Setas levou registro civil para mais de mil indígenas em Mato Grosso

Setas levou registro civil para mais de mil indígenas

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

O projeto de Cidadania Indígena realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) chegou a atender 1.032 indígenas, com emissão de documentos, atendimentos de saúde e cidadania. O registro Civil é o primeiro documento do cidadão que garante acesso a direitos básicos, como saúde, educação e voto, além de permitir a inclusão em programas sociais.

Em Mato Grosso, 44 municípios possuem aldeias, que concentra mais de 51.696 índios, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de crescimento dos povos indígenas no Brasil é de 10,8%, enquanto os outros povos crescem cerca de 2% ao ano. O projeto tem como objetivo a redução do índice de povos indígenas que ainda não possuem documentação básica e, portanto, não têm acesso aos principais direitos do cidadão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital. Rodrigo Lampugnani é especializado em notícias do Agro, futebol, astrologia e cobertura regional de Mato Grosso. Produz análises esportivas, horóscopos diários e reportagens locais com foco no desenvolvimento do Estado.