Sesc-MT assume Complexo Turístico da Salgadeira a partir de janeiro

Ministério Público e governo de MT assinaram Termo de Ajustamento de Conduta, nesta quinta (28)

Fonte: CenárioMT com Assessoria

d3d579f62772c2982bf9e7aecb35448a 1

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, se reuniu nesta quinta-feira (28), com representantes do governo de Mato Grosso e do Ministério Público (MPMT) para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), atuando como interveniente, assume a gestão do Terminal Turístico da Salgadeira a partir de 1º de janeiro de 2024.

“Contamos com a confiança e o apoio imprescindível do Ministério Público e do governo estadual na construção dessa proposta. Foi um processo primoroso, que resultou em uma nova oportunidade de turismo, lazer, cultura e contemplação para a população mato-grossense e do mundo todo que visita o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”, destaca o presidente Wenceslau Júnior.

O diretor Regional do Sesc-MT, Allan Serotini, acompanhou a assinatura do documento e celebrou mais uma conquista para o turismo e a cultura regional. “Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de fazer a gestão da Salgadeira.  Certamente, será um ponto de referência que ficará na história, assim como o Sesc Arsenal, que é um dos principais pontos de visita de turismo do estado”, ressalta ele.

Para o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, esta foi a melhor solução, pois a Salgadeira é um dos pontos turísticos e de lazer mais importantes de Mato Grosso, atendendo uma quantidade considerável da população da Baixada Cuiabana.

“Foi muito importante resolver este imbróglio. Agora, com o Sesc-MT, que tem expertise e é uma referência de bons serviços em todo o Brasil, nós conseguiremos entregar um serviço de qualidade para a população e os visitantes da Salgadeira. Trabalhamos todos de forma harmônica, tivemos um bom diálogo com o atual concessionário, que aceitou sair de forma pacífica, fazendo a transição”.

A promotora Ana Luiza Peterlini, da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, comentou que a população só tem a ganhar com a presença do Sesc na gestão do terminal turístico.

“Acredito que essa construção é muito importante, esse modelo de negócio que vamos construir aqui, de uma forma bem profissional. O Sesc presa pela qualidade, pela sustentabilidade e uma experiência que já fala por si só, pois já administra outros locais no estado. Quero agradecer a todos pelo empenho e tenho certeza de que as obrigações que foram consensuadas serão cumpridas”.

Também participaram da assinatura o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, a secretária adjunta de Administração Sistêmica da Sedec, Andrea Andolpho, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Héverton Mourett, o secretário adjunto de Integração Operacional, o coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, além de assessores.

Unidade Sesc Salgadeira

O complexo da Salgadeira é um patrimônio público do estado, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A incorporação do Terminal de Turismo Social e Lazer da Salgadeira ao Sesc-MT amplia a abrangência de atuação da entidade ligada ao Sistema Fecomércio-MT no cumprimento da missão de oferecer qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, seus dependentes e público em geral por meio da oferta de atividades dos programas lazer, cultura, saúde, educação e assistência.

Atualmente, o Sesc-MT possui 22 unidades no estado: Cuiabá, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Poxoréu, Rondonópolis e Sinop, além de quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior: OdontoSesc, Sesc Sobre Rodas, Sesc Saúde Mulher e a BiblioSesc.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.