SES reforça medidas para combater dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso

População é orientada a redobrar os cuidados para eliminar focos do Aedes aegypti durante o período chuvoso

Fonte: SES-MT

Reprodução Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-Mato Grosso) destaca a importância de adotar medidas preventivas contra a dengue, zika e chikungunya. Com o início do período de chuvas em setembro, que segue até maio, há maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, atitudes simples como verificar e eliminar locais com acúmulo de água, tampar caixas d’água, descartar corretamente o lixo e manter quintais limpos podem prevenir a transmissão. Essas ações demandam apenas 10 minutos por dia e são fundamentais para combater o mosquito.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que 75% das transmissões ocorrem em residências, destacando a importância da mobilização da população: “Precisamos do apoio e empenho da população neste momento. É momento de unirmos forças contra a dengue”.

Já Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da SES, reforçou que a prevenção é a estratégia mais eficaz. Ela recomendou atenção para evitar água parada e manter os quintais limpos: “Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença para proteger não só os moradores, mas toda a comunidade”.

[Continua depois da Publicidade]

Mais informações sobre os casos de dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso estão disponíveis no Informe Epidemiológico nº 37.

Vacinação contra a dengue em Mato Grosso

Desde abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios de Mato Grosso. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, é voltada para crianças de 10 a 14 anos.

Fonte: SES-MT

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]