Nos últimos três meses, desde o início da pandemia pela COVID-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou uma série de ações voltadas para o cuidado com a saúde de seus trabalhadores, dando origem ao programa “Cuidando do Cuidador”.
“O programa nasceu em março, quando refletimos qual o papel da saúde diante do novo contexto. Temos quatro projetos em pleno vapor e temos o projeto de comunicação para levar as informações sobre a COVID-19 para os profissionais do SUS e para a população em geral. Além disso, desenvolvemos a qualificação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para dois cursos auto instrucionais para os trabalhadores dos hospitais e para os que atuam nos municípios” explicou a diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Silvia Tomaz.
A primeira ação desenvolvida foi o Projeto de Apoio Psicossocial ao Trabalhador da Saúde (PAPSE), com o objetivo de promover o bem-estar psicossocial, a redução do estresse agudo e suporte emocional, para que o trabalhador saiba lidar com as emoções e conflitos advindos da pandemia pela COVID-19.
Nesse projeto é disponibilizado atendimento virtual, individual e em grupo, aos profissionais e equipes que trabalham na linha de frente em serviços de referência à COVID-19, bem como atuam em unidades que atendam usuários em outras áreas de cuidado.
“Os trabalhadores da saúde estão na linha de frente na luta contra o avanço do coronavírus e no tratamento das pessoas acometidas pela doença que o vírus provoca. São esses trabalhadores vivenciam as mais diversas situações, em seus locais de trabalho, para assegurar o cuidado adequado às pessoas que procuram por atenção, escuta e tratamento. É por isso que estes trabalhadores precisam ser ajudados a se manterem saudáveis, eles precisam se cuidar para poder continuar a cuidar da nossa saúde e salvar vidas. Nós devemos fazer a nossa parte”, enfatizou a diretora da ESP.
O objetivo do programa é envolver ações integradas da SES; nessas ações, estão contribuindo as áreas da Saúde Mental, a Unemat e a UFMT.
Serviço
Para acessar o PAPSE, existe um Formulário de Agendamento disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbiPh0wUY1ANIBi9faf570qaI-UNFc6OIv8JcYUz9ps1UPCg/viewform?vc=0&c=0&w=1
O link de acesso será disponibilizado 30 minutos antes do início da sessão. É utilizada a ferramenta do Google Meet e, por isso, é orientado baixar o aplicativo para o acesso via celular. Por segurança, é importante escanear seus dispositivos com o antivírus de sua preferência e utilização na versão completa, garantindo maior segurança de dados.
O grupo é realizado semanalmente às segundas-feiras, das 10h às 11h30, e cada grupo terá capacidade de 8 integrantes. De acordo com a coordenadora do Projeto Apoio Psicossocial, Luciana Gomes de Souza, ao entrar no grupo, é necessário apresentar-se com o nome e a instituição para sua identificação.
De acordo com a coordenadora, a gestão do PAPSE está vinculada a Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde, Superintendência de Atenção à Saúde, Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (área técnica de saúde mental), em parceria com Secretaria Adjunta de Administração e Trabalho e Educação, Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Superintendência de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).