Servidores da Politec compartilham boas práticas de gestão e conhecimentos durante encontro

redução do prazo de entrega de documentos de identidade e tese de doutorado sobre análise de DNA em cadáveres em decomposição foram socializados com o público

Fonte: CenárioMT

servidores da politec compartilham boas praticas de gestao e conhecimentos durante encontro
Sesp - MT

Dois servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) participaram do 1º Encontro de Socialização do Conhecimento Científico e Boas Práticas em Segurança Pública, realizado na última quinta-feira (15.12).

O perito oficial criminal Heitor Simões Dutra Correa compartilhou o resultado da sua qualificação em nível de Doutorado em Genética Molecular, Biotecnologias e Medicina Experimental, na Università Degli Studi Di Bréscia, campus na Bréscia – Itália. O tema da pesquisa foi voltado à análise de DNA em cadáveres em decomposição.

O objetivo do estudo foi utilizar diferentes técnicas de análise molecular para investigar como moléculas orgânicas se modificam nesse contexto, especialmente o DNA. Além disso, foi avaliado se existem lipídeos ou outros parâmetros detectados nos ossos que estejam associados a um maior sucesso no exame de DNA.

“Foi possível adquirir um conhecimento mais profundo a respeito das mudanças moleculares que ocorrem nos ossos durante o processo de decomposição. Dessa forma, as técnicas de análise molecular realizadas se mostraram úteis para o estudo da decomposição em ossos e têm o potencial de aumentar a eficiência do processo de identificação de cadáveres pelo DNA”, diz o resumo da tese.

Durante a apresentação, o perito proferiu uma introdução sobre o papel dos ossos na identificação humana; os desafios da análise de DNA em ossos; a associação entre preservação do DNA e outras biomoléculas, e o sucesso da análise de DNA em ossos.

Ele também compartilhou com os participantes os materiais e métodos, os resultados e discussões, as limitações do estudo, as conclusões e as publicações científicas decorrentes da pesquisa.

Como boa prática de gestão implementada, os papiloscopistas Elthon Teixeira e Angela Quatti Nogarol apresentaram o impacto da regulamentação do regime de teletrabalho no aumento da produtividade da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica (DMIT) e na redução no prazo de entrega dos documentos de identidade. Desde novembro deste ano, quando entrou em vigor a modalidade de teletrabalho na Politec os prazos de entrega dos documentos de identidade reduziram de 45 dias para 17 dias no interior do Estado e de 30 para 12 dias na capital. Somente no ano de 2022, a DMIT realizou a expedição de 270.081 documentos de identidade em Mato Grosso.

Durante o evento foram apresentadas mais de 10 pesquisas de mestrado e doutorado realizadas por servidores da segurança pública nos últimos anos e que apresentam boas práticas.

O evento inaugurou o Núcleo de Pesquisa Científica (NPC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que tem como objetivo apoiar as pesquisas científicas no âmbito da Secretaria e dos órgãos desconcentrados desde o processo de levantamento das informações até a publicação.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.