Servidores da Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso participam em BSB de evento do TSE

Encontro de Dirigentes das Auditorias Internas da Justiça Eleitoral 2025 encerrou nesta quarta-feira (3) após dois dias de debates

Fonte: CENÁRIOMT

Servidores da Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso participam em BSB de evento do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, sediou nesta terça (2) e quarta-feira (3), no Auditório III do edifício-sede, o Encontro de Dirigentes das Auditorias Internas da Justiça Eleitoral 2025. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) foi representado pelo coordenador de Auditoria Interna da instituição, Daniel Ribeiro Taurines, e pelo servidor Adriano Cassemiro. O evento teve como enfoque o debate de melhorias na comunicação, desenvolvimento de competências dos auditores, uso de ferramentas de análise de dados, além do papel das auditorias na gestão de risco corporativo.

Participaram das discussões dirigentes da área que lidam diretamente com os temas nos tribunais regionais eleitorais (TREs). Durante o encontro, foram abordados quatro eixos de temas: aumento de valor nos trabalhos de auditoria com uma comunicação mais efetiva; desenvolvimento de competências dos servidores; uso de ferramentas de análise de dados em auditoria; e o papel das unidades de auditoria interna na gestão de risco corporativo.

[Continua depois da Publicidade]

Taurines foi um dos debatedores convidados do painel “O papel das unidades de auditoria na gestão de riscos corporativos”, ocorrido logo após o intervalo para o almoço, nesta quarta. Ele dividiu o espaço com dirigentes do próprio TSE e dos TREs da Bahia e do Rio de Janeiro. “O evento foi uma grande oportunidade para a troca de experiências para aperfeiçoamento das Auditorias Internas, com foco na melhoria da Comunicação dos Auditores Internos com os Gestores, definição de Estratégias e consultorias na Gestão de Riscos”, avaliou.

O diretor-geral do TSE, Miguel Piazzi, reforçou durante o encontro que a Auditoria Interna ocupa posição essencial no sistema de governança e representa não apenas um mecanismo de controle. “Mas, acima de tudo, um instrumento de apoio estratégico à tomada de decisões, à prevenção de riscos e à promoção de boas práticas, contribuindo para decisões cada vez mais sólidas, fundamentadas e responsivas às necessidades do Estado e do cidadão”, sintetizou.

[Continua depois da Publicidade]

O titular da Secretaria de Auditoria do TSE (SAL), Carlos Ramon, observou que a Justiça Eleitoral tem apresentado excelentes resultados em eventos nacionais de auditoria e que o trabalho desenvolvido por cada um pode e deve ser compartilhado, de modo que todos possam entregar maior valor público em suas instituições. “A proposta do encontro é incentivar o diálogo e os debates para compartilhamento de boas práticas. Ao alinharmos nossos procedimentos e trocarmos experiências, estaremos juntos elevando a qualidade dos serviços prestados e compartilhando ferramentas”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]