A servidora pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) de Mato Grosso, Ariana Guedes de Oliveira, foi reconhecida pela revista Forbes como uma das “50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. A lista foi publicada nesta terça-feira (15), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela ONU.
Ariana, que atua há 16 anos no governo estadual, se destaca pelo seu trabalho na promoção de cadeias agrícolas sustentáveis e na relação comercial com a China, o maior comprador de produtos agrícolas de Mato Grosso. Desde 2019, ela está baseada em Pequim como assessora internacional, desempenhando um papel estratégico na exportação de soja, milho e carne bovina, produtos nos quais o estado é líder nacional.
Entre suas conquistas, Ariana foi fundamental para o estreitamento de laços entre Mato Grosso e o mercado asiático. Em 2020, ela viabilizou a compra de insumos para combater a pandemia de Covid-19, conectando o governo estadual a fornecedores chineses. Além disso, sua atuação facilitou a vinda de missões empresariais chinesas e indianas ao estado, com interesses em setores como feijão e gergelim.
Outro marco foi a criação de um centro de língua chinesa com foco na agricultura, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de projetos para expandir esse intercâmbio cultural e acadêmico.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou a importância de Ariana na construção de parcerias comerciais sólidas com a China e Índia, ressaltando que seu trabalho de internacionalização é fundamental para o crescimento econômico de Mato Grosso.