Uma servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) testou positivo para Covid-19, segundo o presidente Eduardo Botelho (DEM). Além da funcionária, um ex servidor que também está infectado pelo novo coronavírus teve contato direto com deputados e assessores do local, nas últimas semanas.
Botelho afirmou que vai providenciar 200 testes para exames em deputados e assessores.
“Enquanto for aparecendo e ser necessário, vamos fazendo os testes. Agora vamos fazer no pessoal da comissão, onde essa funcionária trabalha, e nos deputados e assessores do Plenário que tiveram contato com essas pessoas”, explicou.
Segundo o presidente, os funcionários que testarem positivo para Covid-19 devem ser isolados até se recuperem.
Enquanto isso, o uso de máscaras da ALMT será obrigatório a partir da próxima segunda-feira (11). O cumprimento da fiscalização será feito pela Coordenadoria Militar através das câmeras eletrônicas, que estão colocadas em pontos estratégicos da Casa de Leis.
Os atendimentos ao público externo continuam suspensos até o dia 26 deste mês.
Nesses dias estão suspensos os atendimentos presenciais ao público externo no Espaço Cidadania, no posto de atendimento do Procon, na Defensoria Pública e no Instituto Memória do Poder Legislativo, e as atividades realizadas no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Assembleia Social e Escola do Legislativo.
As visitas guiadas na Assembleia Legislativa “Por dentro do Parlamento” também só devem acontecer novamente a partir do dia 27 deste mês.
Conforme a resolução, publicada no dia 16 deste mês, a medida pode se estender, caso necessário.
Um comitê de enfrentamento criado na ALMT está acompanhando casos de servidores e pessoas ligadas ao órgão que estão infectadas pelo vírus.
Segundo a Assembleia, o comitê deve encaminhar ao presidente, ainda nesta semana, um relatório com sugestões de providências que podem ser tomadas para evitar a disseminação do vírus no local.