A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (5) uma operação para combater a corrupção no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Marcelândia-Mato Grosso. Um servidor público foi preso em flagrante suspeito de exigir propina para agilizar a vistoria de veículos.
As investigações tiveram início após denúncia anônima recebida pela Ouvidoria da Prefeitura, que relatava a prática de corrupção por parte de um funcionário do Ciretran. Diante da gravidade das acusações, a Polícia Civil, com o apoio do Ministério Público, cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas residência do servidor e no próprio órgão.
Durante as buscas, foram apreendidos diversos materiais que corroboram as denúncias, como celulares, computador, documentos de veículos e até mesmo um simulacro de arma de fogo. O servidor, ao ser interrogado, confessou ter solicitado e recebido valores indevidos para facilitar a transferência de veículos.
A delegada de Marcelândia, Helena Yloise de Miranda, ressaltou a importância da operação para combater a corrupção e garantir a lisura dos serviços públicos.
O que é corrupção?
A corrupção é um crime que consiste no uso indevido do poder público para obter vantagens pessoais ou para terceiros. No caso em questão, o servidor público abusou de sua posição para exigir dinheiro em troca de serviços que deveriam ser prestados de forma gratuita e eficiente.