Um servidor público de Tangará da Serra criou um mecanismo que permite retirar o álcool em gel do frasco sem precisar usar as mãos. A ideia é evitar a disseminação do novo coronavírus em locais públicos onde as pessoas compartilham do mesmo frasco do produto.
O projeto está sendo usado no setor comercial da Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), empresa responsável pelos serviços de saneamento, água e esgoto e da distribuição de água na cidade.
A virologista Ana Cláudia Pereira Terças afirmou que o uso do álcool é fundamental, mas que a limpeza do frasco também deve ser, principalmente se for um frasco comunitário.
“Outras pessoas podem colocar a mão nessa região do borrifador. Quando eu coloco a mão na parte superior do frasco, vou apertar o álcool em gel nas minhas mãos, depois eu vou higienizar. A ideia seria, se eu estiver em um local de uso comunitário, que esse frasco, esse recipiente fosse higienizado por fora também, de preferência com álcool”, disse a virologista.
Um dos funcionários da empresa pública, onde foi implementado o projeto, disse quem tem percebido que as pessoas gostaram da iniciativa e que alguns empresários pretendem aplicá-la nos seus comércios.
Para fazer o dispensador de álcool em gel, foram usados canos em PVC.