O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está participando de uma missão técnica na Jordânia com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e o país do Oriente Médio nos setores de educação, formação profissional, agroindústria, saneamento, biodiversidade e gestão de resíduos. A missão, organizada pelo Governo Federal por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), ocorre de 25 de agosto a 3 de setembro em Amã, capital do país.
A convite da ABC, realizado por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Senai MT está apresentando os projetos e serviços realizados pela instituição em Mato Grosso e está sendo representado pelo gerente de Projetos Agroindustriais, Valvite Junior, pela gerente do Senai MT, na regional Sul, Roberta Rodrigues, e pelo coordenador de Internacionalização do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, Antonio Lorenzzi.
“Iniciamos a agenda na Jordânia com apresentação da metodologia Senai de educação profissional e dos projetos voltados para agroindústria que estamos executando em Mato Grosso. A participação nessa missão técnica é um reconhecimento do nosso trabalho, além da oportunidade de ampliar as iniciativas para alavancar a capacitação da força de trabalho nos países”, pontua Valvite.
Zeina Toukan, ministro do Planejamento e Cooperação Internacional da Jordânia, falou da relevância desta visita, afirmando que é a primeira desse tipo entre os dois países, abrindo novos horizontes de cooperação. “A visita da delegação brasileira é a primeira do gênero entre as duas partes, e foi organizada no âmbito do papel atribuído ao Ministério do Planejamento e da Cooperação Internacional na abertura de novos horizontes de cooperação para o desenvolvimento de ambos os países”, afirmou o ministro.
A delegação brasileira, composta por representantes de instituições técnicas, acadêmicas e de pesquisa, se reunirá com diversos órgãos governamentais jordanianos, como os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Meio Ambiente, Agricultura, Administração Local, Educação, Trabalho, além de instituições como a Corporação de Formação Profissional e o Centro Nacional de Pesquisa Agrícola.