Senado aprova diligência em Mato Grosso para avaliar impactos da estiagem no Pantanal

Senadora Rosana Martinelli destaca aumento de incêndios florestais e urgência de ações de mitigação

Fonte: CenarioMT

Estiagem começa no Pantanal com rios e chuvas abaixo da média histórica - SGB

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o requerimento da senadora Rosana Martinelli (PL-MT) para realizar uma diligência externa em Mato Grosso. A visita tem como objetivo avaliar os efeitos da severa estiagem que atingiu o Pantanal, agravando os incêndios florestais na região.

Martinelli ressaltou que Mato Grosso lidera os focos de queimadas no Brasil desde janeiro, com quase 25 mil focos, um aumento de 109% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o volume de água no estado está abaixo do registrado em 2020, quando o Pantanal enfrentou o maior incêndio de sua história.

Com o estado em situação de emergência por 180 dias, a senadora defendeu a urgência da visita, que ajudará a embasar políticas públicas para mitigar os danos à fauna, flora e às comunidades pantaneiras. Segundo ela, as lições aprendidas no Pantanal podem servir de exemplo para outras regiões vulneráveis.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.