O repasse do mineral havia sido solicitado no início do ano e, reforçado nesta quinta-feira (20) pelo secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, durante reunião com a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.
Conforme Zanella, o quantitativo foi definido com base em análises de solo coletados por técnicos da pasta, através de levantamentos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Apresentamos a demanda para a secretária [Teté Bezerra] e ela nos antecipou que a aquisição do calcário já está em fase de contratação. Continuamos acompanhando o procedimento cuja próxima etapa é o transporte do produto que deve ocorrer em conjunto com os agricultores, por meio da Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Sorriso (Cooperriso)”, afirma Marlon Zanella ao complementar “que a medida busca incentivar o aumento da produção agrícola e, por consequência, a renda de centenas de famílias”.
“A correção de solo é um procedimento necessário, sendo que os custos de operação são muito altos (…). A maior parte dessas famílias não teria condições financeiras de custear pelos serviços. Neste sentido, vemos a importância do apoio da Administração Municipal”, avalia.
Além de calcário e assistência técnica, a Semasa também disponibiliza patrulhas mecanizadas para auxiliar nas etapas de produção que vão desde o preparo do solo até a colheita de grãos e de silagem.
“São patrulhas mecanizadas compostas por tratores, grades aradoras, triturador de palha com rotor e facas próprias, distribuidora de calcário, pulverizadores agrícolas automatizados e roçadeiras de arrasto. Equipamentos de ponta que certamente facilitam a vida dos pequenos produtores familiares”, conclui Zanella.