Uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Polícia Militar resultou na apreensão de 28 exemplares de paivuçu, uma espécie nativa da região, em Barão de Melgaço-Mato Grosso. A ação, realizada no fim de semana, visava combater a pesca predatória na região.
Durante patrulhamento terrestre na estrada de acesso à comunidade de Croará, os agentes abordaram um veículo e encontraram duas caixas térmicas contendo 37,6 quilos de paivuçu. Diante da ausência de documentação que comprovasse a origem legal do pescado, o condutor foi autuado em R$ 8,7 mil por infringir a legislação ambiental.
Todo o pescado apreendido foi doado ao Lar do Aconchego e Assistência ao Idoso em Santo Antônio de Leverger, garantindo que os alimentos não fossem desperdiçados e beneficiando a comunidade local.
Combate à pesca predatória em Mato Grosso
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema, em parceria com as forças de segurança, realiza ações constantes de combate à pesca predatória na Baixada Cuiabana e no Pantanal de Mato Grosso.
As operações incluem patrulhamento terrestre e fluvial, orientação aos pescadores, vistoria em embarcações e pesqueiros, além da apreensão de equipamentos ilegais e pescado fora da legislação.