A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Polícia Militar de Novo Santo Antônio apreenderam rede de pesca e três armas de fogo longa em uma área de proteção permanente (APP) no entorno do Parque Estadual do Araguaia.
Durante a ação de monitoramento, que aconteceu esta semana e resultou na apreensão dos objetos, dois suspeitos foram conduzidos à delegacia de São Félix do Araguaia para dar continuidade aos procedimentos legais.
A Gerência do Escritório Regional do Parque Estadual do Araguaia realiza monitoramento e fiscalização constantes na Unidade de Conservação e em áreas próximas para coibir crimes ambientais no local.
Pesca em Unidades de Conservação
Nas unidades de conservação a pesca é proibida durante todo o ano. Estes locais de proteção integral possuem uma série de restrições, entre elas as atividades de pesca.
As unidades de conservação da categoria proteção integral visam a proteção da biodiversidade e, por isso, as regras são mais restritivas. Nesse grupo é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou danos aos recursos naturais.
Entre os usos indiretos dos recursos naturais podemos ter, entre outras atividades, a recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental.
Denuncie crimes ambientais
Para registrar uma denúncia na Ouvidoria da Sema basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Telefone: 0800 065 3838
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá – MT