A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), realiza 13 cursos de formação de Brigadista. O público das capacitações são comunidades tradicionais e moradores de entornos de Unidades de Conservação.
A capacitação, que tem uma carga horária total de 24 horas, é formada por disciplinas teóricas e práticas ministrada pelos bombeiros militares, dividida em três dias, nos períodos matutino e vespertino.
No curso os participantes são instruídos a combater as chamas e prestar os primeiros socorros em eventuais acidentes com fogo. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso fará a doação de abafadores rurais de todas as comunidades que participarem da capacitação.
A organização dos cursos é do Corpo de Bombeiros junto com as Superintendências de Educação Ambiental e de Biodiversidade da Sema e tem o apoio do Comitê Estadual de Povos e comunidade Tradicionais de Mato Grosso.
O primeiro dia é de aulas teóricas sobre comportamento do fogo, combate a incêndios florestais, organização de pessoal e atendimento pré-hospitalar.
Atendimento pré-hospitalar, apresentação e uso correto das ferramentas, equipamentos e acessórios (FEAs), afiação e manutenção de FEAs, montagem de almoxarifado, confecção de aceiros e avaliação fazem parte do 2º dia, que é de aula prática.
No último dia, completando as aulas em campo, o curso traz Marcha, confecção de aceiros e técnicas de combate e incêndios florestais.
CONFIRA LOCAL E DATA DOS CURSOS
Unidade de Conservação Estadual Encontro das Águas, Porto Jofre – Poconé – 7 a 9 de junho – 20 participantes
Associação dA Comunidade Negra Rural – Quilombo Ribeirão de Mutuca – Nossa Senhora do Livramento – 7 a 9 de junho – 20 participantes
Associação Quilombo Abolição na APA Chapada dos Guimarães – Santo Antonio de Leverger – 8 a 10 de junho – 16 participantes
Barão de Melgaço – 9 e 11 de junho – 26 participantes
Parque Estadual Águas Quentes – Associação Serrana – Santo Antônio de Leverger – 14 a 16 de junho – 20 participantes
Associação Retireiros do Araguaia – Luciara – 14 a 16 de junho – 20 participantes
Quilombo Itambé – Chapada dos Guimarães – 15 a 17 de junho – 10 participantes
Território Quilombola Vão Grande – Barra do Bugres – 16 a 18 de junho – 20 participantes
Comunidade Morrinho – Monumento Natural Morro de Santo Antônio – Santo Antônio de Leverger -19 e 20 de junho – 20 participantes
Comunidade Tradicional Piuva – Barão de Melgaço – 22 a 24 de junho – 15 participantes
Comunidade São Jerônimo – APA Chapada dos Guimarães – Cuiabá – 20 participantes
Comunidade Quilombola do Araguaia Familia Vieira Amorim – Novo Santo Antônio – 10 participantes
Comunidade Quilombola do Boa Sorte – Vila Bela da Santíssima Trindade – 20 participantes