Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irão atuar conjuntamente para elaboração do planejamento estratégico da Pasta de 2019 a 2022, que irá nortear todos os outros instrumentos de gestão como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Trabalho Anual (PTA). Por meio de um diagnóstico, cada unidade administrativa irá indicar a missão, visão, negócio, valores, pontos forte e pontos fracos da pasta. A expectativa é que o planejamento e a nova identidade organizacional, incluindo mapa com objetivos estratégicos, sejam publicados em março.
De acordo com o secretário Executivo Alex Marega, este processo participativo é primordial na construção dos planejamentos, uma vez que os valores são definidos a partir da base e não ao contrário, para gerar engajamento dentro da instituição. O planejamento anterior também foi elaborado com participação dos servidores e o gestor deu como exemplo a construção de um dos valores mais importantes para a Sema que é “Preservar a vida”, uma vez que percebeu-se que antes de cuidar do meio ambiente, os servidores devem se preocupar em preservar todas as formas de vida.
Durante a apresentação feita aos gestores do órgão na última sexta-feira (15.02), o analista de meio ambiente ressaltou ainda que o planejamento estratégico feito para o período de 2015 a 2018 foi uma importante ferramenta para tornar a Sema referência em gestão sistêmica: “Além de sermos um exemplo de boas práticas em procedimentos de gestão, conseguimos, em um feito inédito, zerar os restos a pagar. O sistêmico da Sema abraçou a causa de melhorar os fluxos e processos para apoiar as áreas finalísticas”.