Em mais uma ação de combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu diversos maquinários em duas propriedades rurais no município de Marcelândia, localizado a 710 km de Cuiabá. A operação, realizada na última quarta-feira (06.11), resultou em uma multa que pode ultrapassar R$ 2 milhões aos responsáveis pelos crimes ambientais.
De acordo com a Sema, as imagens de satélite de alta resolução foram cruciais para identificar as áreas de desmatamento ilegal. As propriedades não possuíam as licenças ambientais necessárias para realizar a intervenção na vegetação nativa.
Na primeira propriedade fiscalizada, a área de degradação ambiental atingiu 300 hectares. No local, foram apreendidos quatro pás-carregadeiras, um trator de esteiras e uma caminhonete D-20, além de tanques de combustível com capacidade para 22 mil litros. Dois homens que trabalhavam no local alegaram serem prestadores de serviço e colaboraram com as investigações.
Já na segunda propriedade, a área de desmatamento ilegal chegou a 50 hectares. O proprietário, que não estava presente no momento da fiscalização, chegou horas depois.
A operação contou com o apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Sinop. A ação demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso em combater o desmatamento ilegal e proteger o meio ambiente.
As multas aplicadas aos responsáveis pelos crimes ambientais servirão como um alerta para outros infratores e contribuirão para a recomposição dos danos causados ao meio ambiente.
O desmatamento ilegal causa diversos impactos ambientais, como a perda da biodiversidade, a alteração do clima local e a intensificação de processos erosivos. Além disso, a atividade ilegal prejudica a economia local e a imagem do estado no cenário nacional e internacional.