A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o 10º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu 25 quilos de peixes durante uma operação contra a pesca ilegal em Rosário Oeste, Mato Grosso.
A ação foi realizada no fim de semana, focando a fiscalização de atividades ilegais na região.
Os fiscais localizaram o pescado em um freezer dentro de um barraco próximo ao rio Cuiabazinho, na Comunidade Raizama. Entre as espécies apreendidas estavam 20,4 kg de piraputanga, 3,4 kg de pintado, 1,5 kg de pacu e uma cabeça descaracterizada de Jaú. Os peixes serão doados a uma instituição beneficente.
Defeso da Piracema protege rios de Mato Grosso
A pesca está proibida no estado durante o período de defeso da piracema, que ocorre de 1º de outubro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. A medida abrange os rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, protegendo a reprodução das espécies e garantindo a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.
Durante o período, é permitida apenas a pesca de subsistência praticada por populações ribeirinhas, com limite diário de 3 kg ou um exemplar por pescador, respeitando os tamanhos mínimos estabelecidos por lei. No entanto, transporte e comercialização desses peixes são proibidos.
Denúncias de crimes ambientais em Mato Grosso
Denúncias sobre pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser feitas à Ouvidoria da Sema pelo telefone (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou diretamente nas regionais da secretaria.