Sem vagas, todas as Upas e policlínicas de Cuiabá suspendem internações

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

1 324

Estão suspensas as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Planalto e Pedra 90, nas UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, em Cuiabá. O prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), fará um pronunciamento na tarde da próxima segunda-feira (22), sobre a crise na saúde.

A informação das suspensões foi divulgada, neste domingo (21), pela da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , que informou que as unidades atingiram a capacidade máxima de lotação. Em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado somente para casos de urgência e emergência.

A secretaria destaca que em todas estas unidades continuam sendo feitos os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, também através de pedido médico.

“A Prefeitura de Cuiabá trabalha para remanejar os pacientes que necessitarem de leitos de UTI e Enfermarias para os hospitais referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro e São Benedito) e ressalta que não tem medido esforços em prol de proteger e salvar vidas”, diz nota divulgada.

Essa situação de superlotação tem ocorrido até em unidades de pronto atendimento particular, como o Hospital São Matheus, que por duas vezes na última semana, precisou fechar as portas do pronto atendimento por superlotação.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!