Os moradores de Guiratinga, a 334 km de Cuiabá, afirmaram que desde o início do ano estão sem transporte público. Eles precisam pegar carona às margens da MT – 270 para conseguir chegar na cidade vizinha, Rondonópolis, a 218 km da capital.
A Prefeitura de Guiratinga informou que não há demanda suficiente para o transporte intermunicipal e nem para fazer um estudo econômico de construção de uma rodoviária.
A empresa que fazia a linha com sede no interior de São Paulo afirmou que manter os 27 ônibus não tem retorno econômico.
Mesmo os moradores dizendo que não tem ônibus para Rondonópolis, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) afirmou que a empresa continua operando normalmente na região. No entanto, uma nova reunião deve ser realizada nesta semana para definir se a empresa continuará com a linha.
A prefeitura explicou ainda que está fazendo uma licitação definitiva para o transporte público intermunicipal.
Os moradores contaram que a principal dificuldade é quando precisam ir ao médico em Rondonópolis.
“Precisamos do ônibus. Não temos carro para ir até a cidade. Preciso fazer exames fora, mas não sei como chegarei lá”, reclamou a aposentada Diteh de Souza.
Alguns usuários de ônibus acabam ficando horas na estrada esperando por uma carona.
“Já aconteceu de eu chegar aqui [no ponto de ônibus] às 9h e ficar até 15h esperando o transporte”, disse o aposentado Juraci Francisco dos Santos Silva.
Uma outra reclamação dos moradores é a falta de uma rodoviária na cidade.