Sem impacto ambiental, francês vem ao Brasil de veleiro e chega a Cuiabá de bicicleta para exibir documentário

Fonte: OLHAR DIRETO

1 437
Foto: Reprodução / Instagram

O fotojornalista e ambientalista francês Geoffrey Roy, 31 anos, está no Brasil há quatro meses. A viagem intercontinental foi feita em um veleiro. Na próxima semana, ele chega a Cuiabá, após pedalar mais de mil quilômetros desde Brasília, para apresentar um documentário e fazer discussões sobre sustentabilidade.

Goffrey viaja o mundo há sete anos fazendo reportagens socioambientais, com o objetivo de levar mais consciência sobre a importância de realizar mudanças no cotidiano para garantir um futuro digno às próximas gerações.
No Brasil, ele passou por São Paulo, Campos do Jordão e Brasília. Inicialmente, a intenção era aprender o idioma português e continuar fotografando. Após um período aqui, Jojo, como é conhecido, se envolveu com o movimento ‘Brasília em Transição’, uma espécie de hub de iniciativas, empresas e pessoas que organiza ações para efetivar o que chamam de “transição para a sustentabilidade”.

Foi neste projeto que ele teve a ideia de organizar mostras do documentário francês ‘Amanhã’. “Esse filme mostra diversas soluções ao redor do mundo para cuidar do meio ambiente e estimular a economia e a qualidade de vida das pessoas”, explica. A ideia é mostrar as diversas possibilidades de ações para transformar cidades em sustentáveis, envolvendo os temas Agricultura, Energia, Economia, Democracia e Educação.

Na capital federal,o filme já foi exibido várias vezes, sendo quatro no Cine Brasília. Em Cuiabá, a exibição será durante o 4º Encontro Nacional de Gestão Socioambiental da Justiça do Trabalho, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Cuiabá, no próximo dia 29, às 10h da manhã. Na quarta-feira (30), ele também será exibido no Sesc Arsenal, às 19h, aberto ao público.

“Para respeitar totalmente minhas convicções e meu compromisso com o planeta, entendi que seria coerente realizar essa viagem de bicicleta. Assim, serão mais de mil quilômetros, de Brasília a Cuiabá, de forma totalmente sustentável”, afirma Jojo. Além disso, ele se comprometeu a fazer a travessia sem gerar nenhum lixo e com alimentação totalmente vegetariana.
O francês saiu de Brasília no último dia 12 e já passou por Pirenópolis, Itaguari e Jussara, no Goiás. O plano é fazer o trajeto de Brasília a Cuiabá em 17 dias, com 13 paradas e quatro dias de folga para cobrir imprevistos. A viagem é documentada pelo Instagram de Geoffrey, veja AQUI

Confira o roteiro de viagem de Jojo:

Goiás:

Samambaia -> Pirenópolis: 116km
Pirenopolis -> Itaguari: 77km
Itaguari ->Goiás: 86,7km
Goiás -> Jussara: 87km
Jussara -> Aparecida do Rio Claro: 56km
Aparecida do Rio Claro ->Barra do Garças – 102kmMato Grosso:

Barra do Garças -> General Carneiro: 67km
General Carneiro -> Paradouro: 89km
Paradouro -> Paroquia Sao Jose Sangradouro: 69km
Paroquia Sao Jose Sangradouro ->Primavera do Leste: 53km
Primavera do Leste -> Campo Verde: 103km
Campo Verde -> Chapada dos Guimarães: 73km

Chapada dos Guimaraes ->Cuiabá: 65km
Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!