Segurança Pública de Mato Grosso deve receber bônus por desempenho

Modelo de gratificação já aplicado na Educação será estendido às Forças de Segurança

Fonte: CenárioMT

Apreensões de drogas disparam em Mato Grosso com ações da Operação Tolerância Zero
Apreensões de drogas disparam em Mato Grosso com ações da Operação Tolerância Zero - Foto: PMMT

O governo de Mato Grosso deve anunciar nos próximos dias uma nova política de bonificação por desempenho para profissionais da Segurança Pública. A iniciativa seguirá os moldes do sistema já utilizado na área da Educação, que concede gratificações com base em metas e produtividade.

A proposta visa reconhecer o rendimento individual e institucional de servidores públicos, com base na lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2023, que autoriza o pagamento por eficiência comprovada no serviço público. A previsão é de que policiais civis, militares e outros agentes diretamente envolvidos em ações como o programa Tolerância Zero — voltado ao combate ao crime organizado e à redução da violência — estejam entre os beneficiados.

A experiência anterior na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) serviu de referência para o novo modelo. No final de 2024, 34.127 servidores da Educação receberam a Gratificação Anual por Eficiência e Resultado (GR), que totalizou um investimento de R$ 220,6 milhões, com pagamento efetuado junto ao 13º salário. O valor foi calculado com base em indicadores de desempenho e metas previamente definidas.

Detalhes sobre os critérios e metas específicas para os profissionais da segurança devem ser divulgados em breve pelo Executivo estadual.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]