Segurança Pública de Mato Grosso deve receber bônus por desempenho

Modelo de gratificação já aplicado na Educação será estendido às Forças de Segurança

Fonte: CenárioMT

Apreensões de drogas disparam em Mato Grosso com ações da Operação Tolerância Zero
Apreensões de drogas disparam em Mato Grosso com ações da Operação Tolerância Zero - Foto: PMMT

O governo de Mato Grosso deve anunciar nos próximos dias uma nova política de bonificação por desempenho para profissionais da Segurança Pública. A iniciativa seguirá os moldes do sistema já utilizado na área da Educação, que concede gratificações com base em metas e produtividade.

A proposta visa reconhecer o rendimento individual e institucional de servidores públicos, com base na lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2023, que autoriza o pagamento por eficiência comprovada no serviço público. A previsão é de que policiais civis, militares e outros agentes diretamente envolvidos em ações como o programa Tolerância Zero — voltado ao combate ao crime organizado e à redução da violência — estejam entre os beneficiados.

[Continua depois da Publicidade]

A experiência anterior na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) serviu de referência para o novo modelo. No final de 2024, 34.127 servidores da Educação receberam a Gratificação Anual por Eficiência e Resultado (GR), que totalizou um investimento de R$ 220,6 milhões, com pagamento efetuado junto ao 13º salário. O valor foi calculado com base em indicadores de desempenho e metas previamente definidas.

Detalhes sobre os critérios e metas específicas para os profissionais da segurança devem ser divulgados em breve pelo Executivo estadual.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]