A poucas horas da abertura oficial da Expolucas 2019, as equipes de Segurança apresentaram as estratégias de trabalho para os dias de festa. O Centro de Eventos Roberto Munaretto deverá receber um grande número de visitantes na festa de comemoração do aniversário do município de Lucas do Rio Verde.
O secretário de Segurança e Trânsito do município, Edgar Rojas, destacou que foram enviados reforços da região, dado o crescimento no número de participantes. “Praticamente dobramos nosso efetivo de segurança pública nesse momento, para este evento, de forma que possamos garantir a tranquilidade daquelas pessoas que vêm ao evento, assim como o cidadão que não vem ao evento e que quer garantir a segurança na sua residência”, afirmou o secretário.
O envio do efetivo de outras localidades será determinante para que o cidadão luverdense não tenha prejuízos no quesito segurança, de acordo com o secretário. Ele destacou que a parceria e a colaboração entre as forças de segurança existentes no município serão fatores primordiais para que o trabalho ocorra da melhor maneira possível.
Rojas acrescentou que entre os equipamentos disponibilizados para as ações preventivas está um drone, que irá realizar o monitoramento aéreo do perímetro da festa. Para melhor atender as famílias que irão na festa, uma iniciativa chama a atenção. Uma pulseira será entregue aos pais que chegarem ao Centro de Eventos, para facilitar a identificação das crianças, em caso de perdas devido ao grande fluxo de pessoas. “Oriento as pessoas para assim que localizar uma criança perdida, chorando, encaminhe a alguém da organização, algum Policial Militar, alguém da Guarda Municipal ou ainda um Bombeiro Militar, de maneira que nós possamos já entregar aos seus pais”, declarou o secretário.
De Nova Mutum virá uma equipe da Força Tática da Polícia Militar, de Cuiabá virão conjuntos da Cavalaria, além de uma equipe da Polícia Civil. Rojas revelou que o Corpo de Bombeiros também receberá reforços, devido à previsão de público no espaço da festa e a necessidade de não deixar o restante da cidade desguarnecido.
A distribuição de agentes de segurança no local da festa e nos pontos de acesso, no caso agentes da Guarda Municipal facilita o trabalho preventivo. Detectores de metal serão usados nas entradas de público, buscando evitar a entrada de alguma pessoa portando um objeto que possa ser utilizado no caso de um conflito.
Os reforços recebidos ajudam a garantir as ações de patrulhamento nos bairros, conforme comemorou o Tenente PM Peixoto. “De forma que a gente evite ao máximo possível pegar o policiamento dos bairros e empregar aqui dentro do parque. Então o policiamento do parque especificamente será feito por policiais vindos de fora”, afirmou o Militar.
Entre as recomendações feitas pelo oficial, destaque para o pedido de que não se abuse de bebidas alcoólicas, a preferência por cartões de crédito, para portar pouco dinheiro e se possível, evitar bolsas grandes, no caso de mulheres. Aparelhos celulares devem ser conduzidos preferencialmente em bolsos dianteiros, de acordo com o Militar, para dificultar a ocorrência de furtos no perímetro da festa.