Segunda etapa do censo escolar da educação básica de Mato Grosso inicia em 1º de abril

Fonte: CENÁRIOMT

Segunda etapa do censo escolar da educacao basica de Mato Grosso inicia em 1o de abril
Segunda etapa do censo escolar da educação básica de Mato Grosso inicia em 1º de abril

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-Mato Grosso) anuncia que a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, focada na ‘Situação do Aluno’, ocorrerá de 1º a 15 de abril. Nesta fase, as escolas poderão retificar dados sobre a situação dos alunos em 2024.

O objetivo é coletar informações sobre o rendimento e movimento escolar dos estudantes ao final do ano letivo, baseado nos registros da primeira etapa da coleta (Matrícula Inicial).

De acordo com a Seduc, as escolas devem declarar se o aluno foi aprovado ou reprovado no Sistema Educacenso, além de outras situações como transferência, abandono ou falecimento.

Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Seduc, destaca a importância desses dados para o cálculo das taxas de rendimento, essenciais para a avaliação da qualidade educacional no estado.

“Os cálculos são um dos componentes do ICMS Educacional que é distribuído aos municípios com base em indicadores educacionais que avaliam a qualidade da educação municipal, conforme estabelecido pela Lei Complementar 746/2022. Além disso, são usados para a complementação do VAAR no Fundeb”, explica.

Ele reforça que as taxas de rendimento também são usadas para calcular a taxa de não resposta, cujos resultados são divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Ao retificar e atualizar essas informações, as escolas contribuem diretamente para a formulação de políticas educacionais mais eficazes e direcionadas, a alocação adequada de recursos e para a implementação de programas que possam melhorar a qualidade do ensino”, conclui Rodrigo.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!