Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem adotando uma série de ações de prevenção à Covid-19, visando resguardar a saúde e segurança dos servidores e de quem visita a sede.
A medida de segurança inicia ao adentrar na Secretaria, onde os servidores e visitantes são submetidos a aferição da temperatura com termômetro digital infravermelho com mira a laser. O sensor é posicionando a cinco centímetros da testa ou do pulso da pessoa, se for constatada temperatura acima de 37,8°C, ela é orientada a comparecer à uma unidade de saúde.
O uso de máscaras de proteção individual é obrigatório em todos espaços e é exigido o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas durante atendimento e espera.
Nos pontos de maiores fluxos, como bebedouros e elevador, foram disponibilizados borrifadores contendo álcool líquido 70% e em gel. Para o servidor que tiver seu próprio borrifador, é disponibilizado 300 ml de álcool 70% liquido, para uso exclusivo do mesmo.
“Outra ação de suma importância é a desinfecção biológica, que é realizada semanalmente em todos os setores da sede, a fim de reforçar e assegurar a manutenção da ordem pública e a incolumidade de pessoas”, explica o superintendente Administrativo da Seduc, Artur Barros.
Para a utilização dos veículos oficiais é respeitado a lotação com no máximo o condutor e mais três ocupantes. É feito ainda a limpeza periódica entre uma viagem e outra, especialmente das superfícies comumente tocadas pelos usuários. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras e transitar preferencialmente com as janelas abertas.
Artur Barros destaca a importância dessas ações para preservar a vida dos servidores. “Desde o início da pandemia, a Seduc vem adotando todas as medidas necessárias de proteção e segurança, porém é importante que todos sigam as orientações do Ministério da Saúde e do governo estadual. Cada um de nós precisa fazer a sua parte!”