Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a pasta realizou nesta sexta-feira (12), no auditório da instituição, em Cuiabá, a cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio Mais Inglês, iniciativa voltada ao reconhecimento de boas práticas no ensino de Língua Inglesa no ensino fundamental da rede estadual de Mato Grosso.
Conforme apurado pela reportagem, nove professores chegaram à etapa final do Prêmio Mais Inglês e apresentaram suas experiências pedagógicas a uma banca avaliadora. As exposições ocorreram ao longo do dia, com o uso de slides, registros fotográficos e vídeos que detalharam a aplicação das atividades em sala de aula.
Cada docente teve cerca de cinco minutos para apresentar, de forma objetiva, os resultados alcançados. A banca foi composta por três especialistas da empresa Pearson — parceira técnica da iniciativa — e por três servidores da Coordenadoria de Educação Integrada e Inovação da Seduc, segundo informações oficiais da secretaria.
Quem foram os vencedores
Os primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com um intercâmbio pedagógico de cinco dias na Colômbia. Já os segundos e terceiros lugares receberam kits de prêmios educacionais fornecidos pela Pearson.
- Leitura sem Fronteiras: Paulo Henrique Brito, da Escola Estadual Dom Vunibaldo, em Juscimeira.
- Aula que Inova!: Mariane Ponce Alves Carlini, da Escola Estadual Cívico-Militar Cecília Meireles, em Alta Floresta.
- Inglês para Todos: Aérica Bezerra da Silva, da Escola Estadual Cívico-Militar Hilda Rocha Souza, em São Félix do Araguaia.
Em declaração durante o evento, Paulo Henrique Brito afirmou que a conquista foi resultado de um processo desafiador. “Foi emocionante ganhar porque os desafios para chegar aqui foram grandes. Realizar essa viagem à Colômbia será maravilhoso”, disse.
Objetivo institucional da premiação
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Prêmio Mais Inglês foi criado para dar visibilidade às práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas nas escolas estaduais. “Nossos estudantes têm colhido resultados concretos, especialmente no avanço da aprendizagem da língua inglesa”, afirmou, conforme nota oficial da Seduc.
Intercâmbio pedagógico na Colômbia
A programação internacional prevê visita técnica a uma escola pública colombiana reconhecida por práticas consolidadas no ensino de inglês como língua adicional. Durante o intercâmbio, os docentes participarão de oficinas, observarão aulas e trocarão experiências com educadores locais.
De acordo com a Seduc, o objetivo é ampliar o repertório metodológico dos professores, estimular a inovação em sala de aula e fortalecer estratégias que contribuam para a melhoria contínua do ensino de Língua Inglesa na rede estadual.






















