Seduc-MT promove debates e ações educativas no mês de conscientização sobre dislexia

Conscientização é fundamental para criar um ambiente inclusivo e garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário à educação

Fonte: Rayane Alves | Seduc-MT

Harleid Clailton
Harleid Clailton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou, neste domingo (08.10), as ações de conscientização sobre a Dislexia na Rede Estadual de Ensino. As atividades são realizadas até o dia 17 deste mês, em parceria com a Associação Mato-grossense de Dislexia, como parte da campanha Outubro Azul e Laranja. As cores são alusivas ao laço que simboliza a dislexia, conforme institui a Lei estadual n. 10.961/2019.

A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a leitura, o reconhecimento, a decodificação, a compreensão e a soletração de palavras, prejudicando o desempenho escolar.

Para destacar a importância da conscientização, a Seduc promove diversas ações na Rede Estadual, com participação de toda a sociedade civil interessada em debater e refletir sobre o tema. Professores, técnicos, diretores, coordenadores e profissionais da Educação e Saúde se únem para compartilhar conhecimento e atuar em ações que promovam o respeito às necessidades e especificidades das pessoas disléxicas.

Juliane Fernanda Rodrigues Gusmão, assessora técnica pedagógica da Coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc, destaca que essa união entre famílias, professores, profissionais da saúde e pessoas disléxicas é fundamental para superar a invisibilidade, o preconceito e o desconhecimento. “´Todos precisam estar juntos e engajados para o sucesso do estudante disléxico”, afirma.

A presidente de honra da Associação Mato-grossense de Dislexia e coordenadora do Grupo Nacional Mães do Brasil, Gabrielle Coury de Andrade, observa que até poucos anos atrás a origem do transtorno era desconhecida, uma vez que a dislexia era vista como uma “incapacidade oculta, comumente confundida com desinteresse, falta de atenção ou preguiça, resultando em mitos e preconceitos que estigmatizavam as pessoas com Dislexia”.

Para ela, a conscientização é fundamental para criar um ambiente inclusivo e garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário à educação. “É gratificante ver a Seduc e a associação trabalhando juntas para promover essa conscientização e garantir os direitos das pessoas disléxicas”, afirma.

Programação

Na programação da Semana de Conscientização sobre a Dislexia, a Seduc incluiu a realização de um fórum e um simpósio, além do Dia D da Dislexia para realização de palestras com profissionais de saúde e distribuição de laços comemorativos para servidores da Educação.

Nesta segunda-feira (09) ocorre, a partir das 18h, o Fórum sobre Dislexia, na Escola da Defensoria Pública de Mato Grosso. Na terça-feira (10) será realizado o VIII Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 19h. No dia 16 de outubro será realizada a entrega dos laços para servidores no prédio da Seduc, em Cuiabá.

Já no dia 17 de outubro será comemorado o Dia D da Dislexia na Seduc, com palestras sobre dislexia, tecnologias digitais na escolarização de estudantes e estratégias pedagógicas para lidar com as dificuldades de leitura e escrita ortográfica.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.