Secretário e produtores rurais de Sorriso visitam locais para implantação do Agroestradas

Fonte: CENÁRIOMT

secretario e produtores rurais de sorriso visitam locais para implantacao do agroestradas 1067174

Nesta manhã (23) secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, esteve acompanhado dos produtores rurais Natalício Ligoski, Silvete Xavier, Márcio Girolletti, Eugênio Preima e a engenheira Tamires Cavalieri,  para discutir o Programa Agroestrada. A equipe percorreu in loco  um percurso de 4,7 quilômetros ao lado do Parque Tecnológico que deverá integrar o programa.

Ednilson destaca que o Agroestradas é um Programa Estadual de Apoio à Pavimentação de Rodovias e Construção de Pontes em Estradas Vicinais (Municipais) – Mais MT – Agroestrada  e que Sorriso já sinalizou ao governador o desejo de integrá-lo. “Iniciamos as visitas in loco acompanhados dos produtores para fazermos um levantamento adequado. Essa foi a primeira de uma série de visitas”, explica.

O Agroestrada, divulgado pelo Governo do estado no último dia 11 de agosto, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as Prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Adesão ao Agroestradas 

Ainda no dia 16 de agosto o prefeito Ari Lafin, secretários municipais, vereadores, Sindicato Rural, Aprosoja, concessionária Intervias e demais representantes da área da agricultura estiveram reunidos para falar do modelo de parceria anunciado pelo Estado.

Conforme Ari, o Município já realizou um levantamento e inicialmente, com a construção de 350 quilômetros de asfalto, haveria condições de formação de um eixo logístico com capacidade de deslocamento para todos os pontos de Sorriso.

Na reunião, Ari apresentou o programa e solicitou aos envolvidos que juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, formassem uma comissão de trabalho permanente para analisar os pontos de interesse e a viabilização dos projetos.

Lincoln destaca que após a aprovação dos projetos e celebração dos convênios, os recursos do programa Mais MT – Agroestrada poderão ser liberados em até três parcelas. Caberá aos municípios a execução de todas as etapas da obra, enquanto a Sinfra ficará responsável pela fiscalização das metas e etapas cumpridas.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!