O governo de Mato Grosso não descarta colocar em prática o chamado “lockdown”, com medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas como forma de conter o avanço do novo coronavírus.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse durante live nesta sexta-feira (8) que a situação deve ser analisada semanalmente por um comitê.
“Devemos perguntar: vamos chegar nesse estágio? Teremos exaurido a capacidade e chegaremos ao colapso do sistema? Temos a obrigação de pensar nisso, mas torcemos para que não aconteça”, declarou o secretário.
O comitê citado por Gilberto se reúne semanalmente para discutir a situação e o avanço da doença em Mato Grosso. A partir dessas reuniões é que se definem medidas, como o lockdown.
Mato Grosso já registrou 420 casos confirmados de Covid-19; 14 pessoas morreram no estado.
Lockdown
Fortaleza foi a terceira capital do país a adotar a medida, depois de Belém (PA) e São Luís (MA). Ao todo, são 15 cidades do Pará, do Maranhão e, agora, do Ceará. A estratégia impede a circulação de pessoas em espaços públicos, com exceção para os serviços essenciais.