O secretário de Saúde de MT, Gilberto Figueiredo, chamou de vagabundo (s) quem divulgou imagens de equipamentos guardados no Ginásio Aecin Tocantins. O caso veio a público na noite de quarta (24) e especulou-se que o governo estaria guardando equipamentos para montar um suposto hospital de campanha em Cuiabá. Em nota, na mesma noite o governo negou.
Hoje pela manhã, o secretário gravou um vídeo rebatendo e atacando quem divulgou. Irritado, o secretário chamou de vagabundos que espalham fake news. Nas redes circularam as fotos (que são reais), mas um áudio, esse sim inverídico segundo o governo, falando em hospital de campanha camuflado.
“Estou indignado. Enquanto tem profissionais trabalhando muito no enfrentamento dessa pandemia, profissionais que estão melhorando a infraestrutura dos hospitais em Mato Grosso, tem pessoas irresponsáveis, desocupadas, vagabundos que estão disseminando fake news na internet, contando mentiras à população”, disse. São macas, respiradores e outros equipamentos no ginásio que, segundo nota do governo, são destinados a hospitais do interior.
O ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, está lotado de equipamentos de saúde. Há respiradores, camas de hospital e até Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Devidamente protegidos por seguranças, vazou a informação de que o governo do Estado estaria esperando o colapso total da saúde para abrir um hospital de campanha que, desde o início, o governador Mauro Mendes afirmou que seria “desperdiçar dinheiro público”.
A reportagem verificou a situação e, em contato com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ele afirmou que “não existe este projeto”. “Estamos apenas utilizando como entreposto dos equipamentos que chegam até encaminharmos aos hospitais”, enfatizou o secretário ao site.