Secretário de Planejamento Urbano de Cuiabá apresenta diagnóstico em ciclo de palestras

O evento contribui para a construção de uma cidade mais preparada para o futuro, aliando desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

Fonte: CENÁRIOMT

Secretário de Planejamento Urbano de Cuiabá apresenta diagnóstico em ciclo de palestras

O secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, José Afonso Portocarrero, participou do Ciclo de Palestras sobre Arborização Urbana promovido pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), realizado na segunda-feira (20), no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

A programação contou com especialistas nacionais e gestores municipais de Mato Grosso, que compartilharam experiências e apresentaram estratégias inovadoras voltadas à arborização urbana e ao desenvolvimento de cidades mais verdes, sustentáveis e resilientes. Além de profissionais, estudantes e gestores públicos também participaram do evento, que ofereceu certificado aos presentes.

[Continua depois da Publicidade]

Na oportunidade, o secretário José Afonso Portocarrero destacou os desafios que tendem a ser superados com a aprovação da Política Municipal de Arborização (PMAR) e a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Cuiabá, que está pronto e aguarda o trâmite legal para ser encaminhado à Câmara Municipal. O PDAU é um documento que estabelece diretrizes para a gestão e a expansão da arborização na capital.

Ele também ressaltou que o avanço em políticas eficazes de arborização depende do planejamento urbano, mas requer o apoio da sociedade civil e dos profissionais da área técnica.

[Continua depois da Publicidade]

“O diálogo com engenheiros florestais, urbanistas e demais profissionais é essencial para desenvolvermos soluções sustentáveis e adaptadas à realidade local. A arborização urbana não é apenas estética, ela é vital para a saúde, o conforto térmico e a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário.

De acordo com os participantes, o ciclo de palestras promovido pela AMEF demonstra a importância da troca de conhecimento técnico e da articulação entre diferentes setores para o enfrentamento dos desafios ambientais e urbanos. O evento contribui para a construção de uma cidade mais preparada para o futuro, aliando desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

Também palestraram: o engenheiro florestal, mestre em Ciências Agrárias (UTFPR), especialista em Arborização Urbana (UNIFESP) e coordenador do Plano de Arborização Urbana de Belo Horizonte (MG), Ciro Duarte de Paula Costa; o engenheiro florestal, doutor em Ciências Florestais, vice-diretor da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF-PE) e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema-PE) e servidor da Prefeitura de Recife (PE), João Paulo Ferreira; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop (MT), Klayton Gonçalves; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Rondonópolis (MT), Álvaro José Fachim Correia Farias; e o coordenador do Programa Verde Novo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sérgio Savioli Resende.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]