A Secretaria de Saúde de Sinop está organizando uma ação, neste sábado (03), para vacinar em primeira dose as pessoas com 50 anos ou mais. Na mesma data, também será atendido o público que está com a segunda dose programada para recebimento até o dia 10 de julho.
Serão seis pontos de vacinação, sendo: Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás, com expediente entre 7h e 18h e, também, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, Palmeiras, Sabrina, Maria Vindilina II e Alto da Glória, funcionando entre 8h e 17h.
Confira, abaixo, como vão funcionar os atendimentos:
1ª DOSE – AGENDAMENTO VIA SISTEMA (https://vacinacao.sinop.mt.gov.br/)
As pessoas com 50 anos ou mais e que ainda não agendaram uma data para atendimento no decorrer da semana, devem acessar o site de agendamento, diretamente pelo link ou pelo ícone presente no site da prefeitura, selecionar a opção “50 ANOS OU MAIS- VÁLIDO APENAS PARA AÇÃO DE SÁBADO 03/07”, escolher um dos locais denominados com o termo “AÇÃO DE SÁBADO” e definir o horário de atendimento.
No dia da ação, que deve ofertar aproximadamente 1,5 mil vagas, o munícipe precisa comparecer na unidade escolhida apresentando algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS atualizado e a carteirinha de vacinação.
Observação: as pessoas que já estão com agendamento marcado para o decorrer da semana não devem fazer novo agendamento para sábado (03/07). Os atendimentos da semana ocorrerão normalmente. As doses seguem garantidas.
2ª DOSE – Aprazamento até 10 de julho – LIVRE DEMANDA
Nas mesmas unidades, haverá atendimento para aplicação da segunda dose para aqueles que estão com previsão de recebimento até 10 de julho. Nestes casos, não serão necessários agendamentos. Os atendimentos serão por livre demanda e ocorrerão por ordem de chegada na unidade.
É obrigatório levar o cartão de vacinação onde consta o registro da primeira dose, além de algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS atualizado.
A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.
Observação: A data de retorno para recebimento da segunda dose pode ser verificada no próprio cartão de vacinação do usuário, próximo do registro da primeira aplicação.