A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) convocou 154 candidatos aprovados em um concurso aplicado em ampla concorrência, em 2018. A convocação foi realizada no dia 1° deste mês e gerou revolta em alguns concorrentes, pois todos os convocados foram homens.
Em nota, a secretaria esclareceu que todas as nomeações foram destinadas a unidades socioeducativas masculinas, o que permite que em sua maior parte os nomeados sejam homens.
“Quando há novos chamamentos, o estado leva em consideração o perfil de servidores já existente nas unidades socioeducativas. Como já há um número considerável de mulheres atuando, este foi um fator levado em consideração no momento das novas nomeações. Exemplo disso é que na unidade feminina de Cuiabá, o efetivo é 100% feminino”, explicou.
De acordo com o estado, atualmente, são 255 agentes de segurança trabalhando em unidades socioeducativas, sendo 140 homens e 115 mulheres.
A Sesp-MT afirmou que o estado está atuando dentro da legalidade, uma vez que o percentual de 10% de mulheres nas unidades está sendo cumprido.
“Importante frisar que desde a época do concurso, a questão de gênero foi analisada pelo Ministério Público Estadual (MPE) com fundamento na lei e não vislumbrou ilegalidade ou inconstitucionalidade”, diz.
Ao todo, foram aprovados pouco mais de mil candidatos.