Secretária de Saúde de Nova Ubiratã é infectada pelo coronavírus e fica em isolamento domiciliar

Fonte: CENÁRIOMT

1 526

A secretária municipal de Saúde de Nova Ubiratã, Alessandra Alves dos Santos, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A confirmação foi feita, na tarde desta segunda-feira (15), pela própria gestora.

 

Alessandra e o marido, um classificador de embalagens agrotóxicas, de 34 anos, passaram por exames médicos e laboratoriais após apresentarem sintomas da doença. Ambos testaram positivo e, desde então, seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento da equipe de Saúde.

 

“Graças a Deus estamos bem (….) com sintomas leves. Porém, existe uma preocupação maior comigo que pertenço ao grupo de risco”, afirmou a secretária em um vídeo direcionado para familiares e amigos.

 

Visivelmente abatida, mas demonstrando otimismo, Alessandra explicou como têm sido o tratamento. Ela ainda reforçou a importância do distanciamento social e do isolamento social como forma de evitar a disseminação da doença.

 

“Os profissionais da secretaria de Saúde fazem um trabalho “formiguinha”. Um trabalho onde um ajuda o outro, um está sempre em função do outro durante os atendimentos aos pacientes. Neste momento difícil em que estamos atravessando [pandemia] nossos profissionais têm dedicado muito mais que o trabalho. Eles estão dedicando carinho, amor. Peço que a sociedade retribua da mesma forma. Se possível permaneçam em suas casas, respeitem as medidas de prevenção e orem por nós. Também temos nossos lares, nossas famílias e, assim como as demais pessoas, estamos suscetíveis ao contágio desta doença”, complementa.

 

Técnica em enfermagem e servidora concursada da pasta há 14 anos, Alessandra Alves assumiu a gestão da pasta no início deste mês em substituição ao também técnico em enfermagem Silvio André Stolfo.

 

Em seu ato de posse, a gestora assinalou como prioridade a continuidade das ações de enfrentamento e combate a disseminação do novo coronavírus.

 

Cenário municipal

Conforme o último boletim, divulgado na tarde desta segunda-feira (15), o município de Nova Ubiratã já havia notificado 37 casos da doença. Ao menos 31 casos suspeitos aguardam resultados de exames e outros 100 pessoas permanecem em isolamento domiciliar.

 

Os dados revelam ainda que, desde o início da pandemia, 21 pacientes foram tratados e curados da doença.

 

Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde já havia realizado 234 exames laboratoriais e testes rápidos.

 

Cenário estadual

A nível estadual já foram notificados 6.390 casos, sendo registrados 223 óbitos em decorrência do coronavírus em Mato Grosso.

 

As 10 mortes mais recentes ocorreram nas cidades de Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande, Sinop, Canarana, Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

*Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

*Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

*Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!