Secretaria de Saúde de Mato Grosso adota estratégia de vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório em gestantes

A vacina passa a integrar o Calendário Nacional e será mantida na rotina de vacinação ao longo de todo o ano.

Fonte: CENÁRIOMT

Secretaria de Saúde de Mato Grosso adota estratégia de vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório em gestantes

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) iniciou a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

Esta medida de saúde pública visa proteger recém-nascidos do VSR, que é o principal agente causador de infecções graves do trato respiratório inferior, incluindo bronquiolite e pneumonia em lactentes.

[Continua depois da Publicidade]

A imunização da gestante permite a transferência passiva de anticorpos (IgG) através da placenta, garantindo ao bebê uma imunidade passiva nos meses iniciais de vida, período de maior vulnerabilidade a complicações graves e hospitalização.

Em Mato Grosso, cerca de 57.932 gestantes estão aptas a receber o imunizante, que é administrado em dose única por gestação. A vacina passa a integrar o Calendário Nacional e será mantida na rotina de vacinação ao longo de todo o ano.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]