A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum confirmou a primeira morte por Coronavírus (Covid-19). O homem de 47 anos estava internando em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Saúde em Sinop desde o último dia 27 de abril.
O paciente era natural de Sertãozinho – SP, e estava residindo em Nova Mutum há cerca de seis meses. O homem procurou o sistema público de saúde a primeira vez no dia 23 de abril, sendo orientado pela equipe médica o isolamento social monitorado por apresentar quadro de Síndrome Respiratória Aguda Leve.
No dia 26 o homem voltou a procurar o Pronto Atendimento sintomas de tosse, mal estar, falta de ar. Com o quadro agravado, a equipe médica optou pela internação onde passou a receber oxigênio por máscara. O paciente não respondeu ao tratamento e teve que ser entubado. Ele foi regulado para o Hospital Regional de Sinop onde permaneceu na UTI até este domingo, 03.
O teste positivo para coronavírus foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Ele foi o segundo a testar positivo para a nova doença.
De acordo com a Secretária de Saúde, Anke Schwabe, o homem sofria de obesidade, doença que causa quadros mais severos da doença. “Ele tinha essa comorbidade, não podemos afirmar que esse foi o motivo pela qual ele não resistiu e veio a óbito, uma vez que a doença tem diferentes tipos de reações”, acrescenta.
Coronavírus Nova Mutum
O último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 04, são cinco casos confirmados de Covid-19 em Nova Mutum, desses; três estão curados, um óbitos, e um caso está em acompanhamento médico, mas o paciente reage bem ao tratamento.
Segundo o Boletim, 03 pacientes estão internados na enfermaria do hospital municipal e passam bem sem o auxilio de respiradores.
Testes Rápido
Na ultima quinta-feira, 30, o Prefeito Adriano Pivetta confirmou a compre de mil testes rápidos que é capaz de identificar pessoas com o covid-19. A aquisição está sendo feita por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através de compra emergencial de legislação instituída nesse período de pandemia.
Com a aquisição será possível rastrear e reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados. Todos estes testes são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
VEJA TAMBÉM
- Cuiabá tem 145 casos confirmados de residentes no município e 20 de não residentes
- Multa nas empresas por falta de máscara passa a valer a partir desta terça
- Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 344 casos confirmados e 13 óbitos por Covid-19
- Brasil registra 105.222 casos de coronavírus e 7.288 mortes pela doença