A Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou na quarta-feira (28), no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), a abertura oficial do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas. O programa tem o objetivo de promover o acesso dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas, mobilização social e oportunidade de qualificação profissional e inclusão produtiva.
Os serviços prestados pelo Acessuas Trabalho vão desde atendimento individual, divulgação de vagas de emprego e cursos de qualificação profissional, até encontros e oficinas, entre outros.
“O Acessuas é um programa do Governo Federal que a gente trabalha temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, dando oportunidades de emprego inicialmente, trabalharemos com os jovens assistidos pelos nossos programas da Assistência Social”, disse a assistente social Gisele Belloti.
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) foi um dos grupos participantes da oficina. A mobilizadora do Nuca, Fabiana Vaz, explica que a oficina será um plus no aprendizado e desenvolvimento destes adolescentes. “É uma ótima oportunidade para que eles participem das discussões de políticas públicas, dando o conhecimento necessário para o compreendimento do que é o mercado de trabalho e o que ele exige. É prepará-los para o futuro”, discorreu Fabiana.
O Acessuas visa a melhoria da qualidade de vida e superação de vulnerabilidades sociais. Lorran da Silva Sartori é um dos jovens que participa do Nuca, tem 15 anos de idade e conta que os projetos da Assistência Social o ajudam a ser mais seguro em suas ações. “Eu adoro a ideia de sermos protagonistas em nossas escolhas e é bastante necessário porque, daqui um tempo, nós estaremos no mercado de trabalho. Até o ano passado eu era muito tímido e jamais me via dando uma entrevista ou falando em público e hoje estou aqui, evoluindo nesse sentido. Eu vou aprender cada vez mais a conviver com ambientes de trabalho e me ajudará a escolher com mais segurança minha carreira profissional”, explicou.
Serão sete encontros, sendo um por semana. Neste primeiro momento, as oficinas são direcionadas aos adolescentes assistidos pelos programas da Assistência Social. Após o encerramento, o Programa Acessuas trabalhará com outros públicos, também atendidos pela Assistência Social. Somente participam pessoas cadastradas no CadÚnico.