A ação está ligada ao Projeto Aprendiz Sorriso Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que visa preparar e inserir jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho na condição de aprendiz.

De acordo com a gestora da AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes, a maior dificuldade de ampliar o número de vagas de aprendizes está ligada à desinformação dos empresários quanto ao contrato de aprendiz, bem como quanto aos custos e vantagens de se ter um jovem inexperiente ocupando uma vaga em seu quadro de funcionários. Por isso, o objetivo é capacitar os profissionais responsáveis por orientar as empresas neste aspecto. “Nossa intenção é munir esses profissionais de informações e sensibilizá-los, para que sejam os primeiros a incentivar os empresários a cumprir com as cotas de aprendizagem, auxiliando na construção de uma nova perspectiva em relação ao Jovem Aprendiz”, diz.

Em decorrência da obrigatoriedade da adoção de protocolos de biossegurança em função da pandemia, o evento será limitado ao público específico.

A capacitação conta com apoio da Superintendência Regional do Trabalho de MT (Auditor Fiscal, Valdinei Arruda); das escolas técnico-profissionalizantes registradas no cadastro Nacional de Aprendizagem para Sorriso (SENAC, SENAI, Associação Educacional de Sorriso-AES e Lar Maria de Lourdes); ACES; CDL; Secretaria de Desenvolvimento Econômico-CAE e o Ministério Público do Trabalho em Sinop (Procuradora do Trabalho, Dra Helena Duarte Romero).