A Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente, produtores da Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares e servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, tiveram uma experiência recheada de conhecimento na 28ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, realizada em Holambra, interior de São Paulo.
A experiência foi promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Cooperativas de Crédito Luverdense – Sicred Ouro Verde e Cresol União Agência, com objetivo de promover conhecimento das novas soluções tecnológicas e obter parcerias que beneficiem os produtores, pesquisadores e extensionistas.
O roteiro estava recheado de conhecimento, iniciando com as visitas em diversos expositores, um deles nas instalações da fábrica de fertilizantes para uso orgânico. Por lá, eles conheceram os processos de produção do adubo, que garantem uma melhor absorção dos nutrientes pelo cultivo ao longo do tempo.
Durante a feria os produtores puderam conhecer alternativas para melhorar o cultivo em todas as etapas do processo produtivo, do plantio a comercialização, com visitas aos campos experimentais das empresas de sementes, onde foram apresentadas as tendências de variedades de hortifruti.
“O evento garantiu que os agricultores e técnicos pudessem gerar novas oportunidades de negócios e formas de melhorar a produtividade no município. Após o conhecimento, todos os participantes se empenharão para que tais trabalhos para a implantação dessas tecnologias sejam facilitados por meio dos contatos estabelecidos durante a exposição”, pontua o engenheiro Agrônomo, Felipe Moura Pontes.
Outros eventos
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, participou do segundo Clube de Inovação Soja, realizado na cidade de Sorriso. O encontro tem o objetivo de discutir avanços nas culturas de milho e de soja. O secretário pontuou as vantagens de eventos como esses. “Esses momentos fortalecem a interação entre indústrias e os produtores. Nossa região é muito forte no agro e a Bayer traz soluções, tecnologia e inovação para o campo”. Explicou.
A Bayer instalou uma unidade, que hoje é um dos centros estratégicos de inovação em Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina. O local foi escolhido para o sediar o segundo evento da iniciativa do Clube da Inovação Soja, movimento liderado pela Bayer, que foi criado para defender, incentivar tecnologia, inovação e sustentabilidade na cadeia da soja.