O prefeito da cidade de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), não mediu palavras ao falar sobre a situação do novo coronavírus no estado de Mato Grosso. Segundo ele, não há mais leitos para tratar os doentes naquele município. Francis perdeu uma sobrinha para a doença ainda no mês de abril.
“A situação é grave. Nós não temos leitos de UTI, está lotado. E nossas enfermarias foram suspensas. Portanto, meu amigo, se você pegar hoje o coronavírus, não tem onde você ser internado para receber o tratamento. Você vai ter que ficar em casa e pedir a Deus que te proteja”, lamentou.
A situação dos leitos em Mato Grosso entrou em pauta no início desta semana, após a taxa de ocupação saltar e assustar os cidadãos e as autoridades. Na última terça-feira (9), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que o sistema já colapsou em cidades do interior, inclusive Cáceres, e que inclusive alguns hospitais da capital não têm mais vagas.
Francis voltou a fazer um apelo para que a população fique em casa, só saia se for estritamente necessário e de máscaras, que lave as mãos ou use álcool em gel e que mantenha o distanciamento social.
“As mortes por coronavírus estão batendo recordes dia a dia. Será que você vai ser o próximo a entrar nessa estatística? Pense nisso. Se cuide. Fiquem todos com Deus”, finalizou o prefeito.