A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e também primeira dama de Sinop, Scheila Pedroso da Silva, foi eleita, ontem, quarta-feira (17), presidente da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM). Com a escolha de Pedroso, Sinop volta a ter representatividade na associação o que, há seis anos, não ocorria.
Scheila destaca que “optei viver a minha vida para servir a sociedade, por isso me deparo diariamente com desafios dos mais variados possíveis. O meu cargo de gestora da pasta da Secretaria de Assistência Social de Sinop está me proporcionando uma experiência ímpar de humanização e cidadania”.
A primeira dama ressalta, ainda, que a missão de representar Sinop e os outros 140 municípios de Mato Grosso, é uma responsabilidade grande, mas que enquanto gestora buscará a integração dos municípios através dos gestores e técnicos das políticas de assistência social, trabalho e habitação, junto com as políticas de saúde e educação do Estado.
“Podem esperar de mim, uma política ativa. Vou provocar frequentes diálogos entre todos, para que, juntos, possamos desenvolver um excelente trabalho na busca de propostas e ações concretas que garanta a promoção e o desenvolvimento social estadual”, afirma.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela APDM, estão orientações e assessoramento a programas e projetos sociais, bem como encaminhamento e facilitação do acesso aos trâmites burocráticos dos mesmos. Realiza intercâmbio das ações, com troca de experiência através dos encontros anuais de gestores sociais, primeiras damas e técnicos sociais, encontro dos polos e capacitações in loco ou na sede, que possibilita o aperfeiçoamento e qualificação do trabalho da gestão das secretarias de Ação Social.
Todas as primeiras damas e gestores do Estado integram a associação que tem por objetivo o desenvolvimento social dos municípios, bem como a atuação na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, buscando o fortalecimento e defesa dos municípios e da política de assistência social de Mato Grosso.
A entidade não faz política de governo, mas fomenta, articula e busca canais para que os municípios tenham recursos, projetos e programas direcionados para o setor.
A eleição (votação e escolha) foi feita de forma on-line e a gestão da primeira dama Schela Pedroso será para o biênio 2021-2023.
Veja a composição completa da presidência da associação:
Presidente: Scheila Pedroso da Silva -1ª Dama e Gestora Altos do Teles Pires (Sinop);
Secretária Geral: Hellen Janayna Ferreira de Jesus – Gestora Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá);
Tesoureira: Tayane Augusta Araújo de Andrade Castro – Gestora Vale do Rio Cuiabá (Sto Antônio de Leverger);
1ª Suplente: Glaucia da Silva Macedo – 1ª Dama Região Sul (Dom Aquino);
2ª Suplente: Hieza de Oliveira Figueiredo – Gestora Altos do Rio Paraguai (Arenápolis);
1ª Conselho Fiscal: Valdirene Pinto do Nascimento – 1ª Dama e Gestora Consórcio Norte Araguaia (Porto Alegre do Norte);
2ª Conselho Fiscal: Karyne Scorsatto Hory – 1ª Dama e Gestora Vale Teles Pires (Apiacás);
3ª Conselho Fiscal: Marisete Teresinha Alberti de Souza – 1ª Dama e Gestora
Região Portal da Amazônia (Peixoto de Azevedo).